Economia chinesa desacelera e crescimento do PIB cai para 4,9% no último trimestre

China GDP growth slows to 4.9%

O crescimento econômico da China sofreu uma desaceleração no último trimestre de acordo com os mais recentes dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatística do país.

Apesar de ter registrado um crescimento pelo sexto trimestre consecutivo, a expansão do PIB foi de 4,9% no período de julho a setembro em relação ao mesmo período do ano anterior. O número representa uma queda acentuada em relação aos 7,9% registrados no trimestre de abril a junho, e uma desaceleração ainda maior em relação ao recorde de 18,3% registrado no trimestre de janeiro a março.

A economia chinesa vinha apresentando uma forte recuperação dos efeitos da pandemia do coronavírus, mas um aumento no número de infecções e a pressão sobre as cadeias de fornecimento comprometeram a situação.

A produção industrial perdeu ritmo no mais recente trimestre devido, em parte, a uma escassez de semicondutores e a problemas no fornecimento de energia em diversas províncias.

O gasto dos consumidores também diminuiu com o aumento no número de novos casos de coronavírus durante o verão.

Investimentos no mercado imobiliário também sofreram uma queda conforme o governo tornou mais rigorosas as regras. Uma crise de liquidez na empreiteira Evergrande Group também está afetando a economia do país. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: