De olho na Rússia, chefe da defesa dos EUA para mostrar gratidão aos países que contribuíram durante a guerra no Afeganistão
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, dirigiu-se à região do Mar Negro no domingo com o objetivo de fortalecer alianças com países pressionados pela Rússia.
É também um esforço para mostrar gratidão por suas contribuições para a guerra de duas décadas no Afeganistão.
Austin visitará a Geórgia, a Romênia e a Ucrânia antes de participar da cúpula dos ministros da Defesa na OTAN, em Bruxelas, em 21 de outubro.
“Estamos tranquilizando e reforçando a soberania dos países que estão na linha de frente da agressão russa”, disse um alto funcionário da defesa dos EUA a repórteres antes da viagem.
Todos os três países estão na órbita da OTAN – a Romênia é um membro de pleno direito e a Geórgia e a Ucrânia são países parceiros.
Os três também estão situados na orla do Mar Negro, onde a Rússia tem buscado expandir sua influência e impedir a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança EUA-Europa.
A Rússia ocupou a Crimeia da Ucrânia e tem tropas estacionadas nas regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul, na Geórgia.
Kiev também está lutando contra separatistas pró-russos no leste do país em um conflito que custou 13 mil vidas. *i24News