EUA e Talibã discutem segurança e assistência para o Afeganistão

Representantes de alto escalão dos Estados Unidos e do Talibã se reuniram ao longo de dois dias em Doha, no Catar, para discutir diversos assuntos relacionados ao Afeganistão — incluindo assistência humanitária e segurança.

O Departamento de Estado dos EUA disse que as discussões realizadas ao longo do sábado e domingo foram “francas e profissionais”.

O encontro teria reunido autoridades de alto escalão do Departamento de Estado dos EUA e representantes do Talibã, incluindo o ministro interino das Relações Exteriores Amir Khan Muttaqi.

Uma autoridade do Talibã disse que este era o primeiro encontro de verdade entre os dois lados desde que as tropas americanas foram completamente retiradas do Afeganistão no dia 30 de agosto.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse em um comunicado que os delegados discutiram questões de segurança e terrorismo no Afeganistão. Ele disse que grande foco também foi dado a um salvo-conduto para “cidadãos americanos, estrangeiros de outras nacionalidades e nossos parceiros afegãos” que desejarem deixar o país.

A Associated Press citou o Talibã como tendo dito que os EUA concordaram em oferecer assistência humanitária a um Afeganistão extremamente empobrecido, mas que, ao mesmo tempo, se negaram a reconhecer politicamente o Talibã como o novo governante do país. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: