Presidente de Taiwan avisa que vai defender sistema democrático da ilha

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, avisou hoje que vai defender o sistema democrático da ilha após Pequim ter prometido uma “reunificação” inevitável por meios “pacíficos”. Tsai Ing-wen defendeu que ninguém pode impor uma reunificação forçada aos 23 milhões de habitantes taiwaneses.

Ninguém pode forçar Taiwan a seguir o caminho que a China traçou para nós“, afirmou hoje Tsai Ing-wen no discurso da celebração da Revolução de 10 de outubro de 1911, que encerrou a última dinastia imperial chinesa.

Queremos uma distensão das relações (com Pequim) e não agiremos precipitadamente, mas eles não devem ter a ilusão de que o povo taiwanês se curvará sob pressão“, acrescentou.

Taiwan tem vindo a enfrentar uma recorde de incursões de aviões militares chineses nos últimos dias, com o Presidente chinês, Xi Jinping a apontar a reunificação dos dois territórios como inevitável.

Alcançar a reunificação da pátria por meios pacíficos é do interesse geral da Nação chinesa, incluindo os compatriotas de Taiwan“, disse o Presidente chinês no sábado.

Taiwan é um território governado por um sistema democrático, administrado por um governo independente desde 1949. No entanto, as tensões entre a ilha e o continente atingiram níveis preocupantes sob a presidência chinesa de Xi Jinping, que interrompeu a comunicação oficial com Taipei após a eleição de Tsai Ing-wen, há cinco anos.

As sondagens mostram mesmo que a grande maioria dos taiwaneses não quer ser governada por Pequim. *RFI

Categorias:Internacional, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.