Estados Unidos e China realizaram diálogos em nível ministerial sobre comércio.
A representante do Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, conversou em uma chamada na sexta-feira, horário de Washington, com o vice-premiê chinês, Liu He. O governo americano informou que Tai pediu à China por uma implementação consistente da “Fase 1” do acordo firmado em janeiro de 2020 durante o governo do presidente Donald Trump. Pelo acordo, a China prometeu comprar produtos agrícolas americanos.
Tai também teria comunicado receios sobre questões estruturais, incluindo o que os Estados Unidos caracterizam como subsídios estatais excessivos da China.
O governo da China declarou ter pedido ao governo americano para suspender sanções e abolir tarifas adicionais de até 25% sobre importações chinesas. O lado chinês também disse ter explicado a política industrial do país.
Anteriormente este mês, o governo americano anunciou uma nova política para negociações comercias com a China que coloca uma maior ênfase no diálogo. Os Estados Unidos consideram essa mais recente conversação como o princípio de negociações comerciais em larga escala pelo governo do presidente Joe Biden.
Os dois países haviam concordado, em princípio, que Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, vão realizar um diálogo de forma virtual até o final de 2021. *NHK