O Reino Unido anunciou na quinta-feira (7), que o Brasil deixará de fazer parte da chamada “lista vermelha”, o grupo de países com as maiores restrições de viagem por causa da pandemia de Covid-19.
A nova regra vale entrará em vigor na próxima segunda-feira (11), mas algumas restrições continuam em vigor e irão depender se o viajante foi “totalmente vacinado” ou não e qual vacina tomou.
É considerado vacinado somente quem foi imunizado com vacinas aprovadas no Reino Unido, o que em relação aos brasileiros exclui a CoronaVac.
Com isso, acaba a obrigatoriedade de permanecer em isolamento em um hotel por 10 dias e viajantes que chegam ao Reino Unido do Brasil “independentemente da nacionalidade” não vão precisar mais cumprir essa exigência.
As novas regras só valem para a Inglaterra, sobre a qual o governo britânico tem jurisdição para medidas de covid. As outras nações que formam o Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) têm autonomia para impor suas próprias medidas.
O número de países da lista vermelha foi reduzido de 54 para sete, na maior flexibilização do governo britânico nos últimos nove meses. Apenas Panamá, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Haiti e República Dominicana permanecem com maiores restrições.