EUA e China concordam em realizar cúpula virtual até o final do ano

Estados Unidos e China concordaram em princípio que os presidentes Joe Biden e Xi Jinping realizarão uma cúpula virtual antes do final deste ano.

O acordo foi fechado quando o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, se reuniu com o chefe de política externa da China, Yang Jiechi, na quarta-feira, em Zurique, na Suíça. Ambos os lados avaliaram as conversações de maneira positiva.

A secretária de Imprensa da Casa Branca Jen Psaki declarou a repórteres que “o que resultou das discussões foi um acordo para continuar o diálogo em um nível muito alto”.

Segundo um alto funcionário do governo americano que revelou o plano de cúpula virtual, as conversações foram as mais profundas já realizadas até hoje. Ele disse que Sullivan levantou preocupações a respeito das ações do lado chinês relacionadas aos direitos humanos, Taiwan, entre outras. O funcionário governamental acrescentou que o que os Estados Unidos tentam concretizar é um estado de equilíbrio no qual os dois países possam competir intensamente, mas gerindo essa competição de forma responsável.

Já o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que as discussões em Zurique foram construtivas e ajudaram a aprofundar a compreensão mútua. A pasta disse que Yang explicou a posição do país a respeito de Taiwan, dos direitos humanos e de outras questões, e pediu que os Estados Unidos respeitem a soberania da China. O lado americano teria dito a Yang Jiechi que manterá sua adesão à política de uma só China. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.