A organização venezuelana Azul Ambientalista confirmou que uma nuvem de dióxido de enxofre está sobre a Venezuela e se expandirá por todo o território nos próximos dias.

A nuvem provém do vulcão ‘Cumbre Vieja’ no arquipélago das Ilhas Canárias, Espanha, a inalação destes gases tóxicos pode causar irritações nos olhos, nariz e garganta.

Cruzou o Oceano Atlântico e chegou a Porto Rico no último domingo, depois passou pela República Dominicana e continua seu caminho para além de Cuba e Venezuela.

As nuvens de enxofre causam efeitos principalmente na atmosfera, a concentração do gás provoca a formação de espessas camadas de fumaça que impedem a passagem do sol sobre elas. 

Embora as altas concentrações do gás representem um risco à saúde, as condições em que chega ao Caribe são mínimas , no entanto, os especialistas recomendam o uso de máscaras para reduzir os efeitos que podem causar no organismo.

O jornalista ambiental e diretor da Azul Ambientalista, Gustavo Carrasquel Parra, indicou que a passagem da nuvem pela Venezuela não causará maior risco. 

Mas, a prevenção é voltada para pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, asmáticos e com doenças pulmonares, além de idosos, gestantes e bebês.

Segundo Carrasquel, o que se veria na Venezuela seria um escurecimento do meio ambiente em função da concentração desses gases.

Sobre a permanência desse fenômeno em território venezuelano, explicou que pode durar vários dias, já que a nuvem de enxofre está acima dos ventos. *NTN24

Publicidade