Senadores franceses visitam Taiwan para reforçar laços bilaterais

Senadores franceses estão visitando Taiwan para se encontrar com a presidente Tsai Ing-wen, representando mais uma movimentação da nação europeia para reforçar as relações com Taiwan.

A delegação de quatro membros liderada pelo ex-ministro da Defesa francês, Alain Richard, chegou ao Aeroporto Internacional de Taoyuan na quarta-feira.

Os senadores vão se encontrar com Tsai na quinta-feira e ter conversações com o premiê, assim como com os ministros do gabinete responsáveis pela diplomacia e assuntos econômicos, antes de deixar Taiwan no domingo.

Algumas nações europeias têm buscado recentemente fortalecer suas relações com Taiwan. O chefe do senado tcheco visitou Taiwan no ano passado. Quatro nações, inclusive a Lituânia e Polônia, doaram vacinas contra o coronavírus para Taiwan este ano.

Além disso, a União Europeia divulgou pela primeira vez sua estratégia para a região do Indo-Pacífico em setembro, declarando que vai buscar aprofundar os laços econômicos com Taiwan.

A China reagiu de forma incisiva a esses movimentos europeus.

O embaixador da China na França demandou fortemente o cancelamento da visita da delegação francesa à Taiwan. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse à repórteres na quinta-feira passada que a França tem que respeitar o princípio de “Uma China”.

O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan dá boas-vindas à delegação, dizendo que eles estão visitando Taiwan apesar das ameaças feitas pela China. *NHK

Categorias:Internacional, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.