Senadores franceses estão visitando Taiwan para se encontrar com a presidente Tsai Ing-wen, representando mais uma movimentação da nação europeia para reforçar as relações com Taiwan.
A delegação de quatro membros liderada pelo ex-ministro da Defesa francês, Alain Richard, chegou ao Aeroporto Internacional de Taoyuan na quarta-feira.
Os senadores vão se encontrar com Tsai na quinta-feira e ter conversações com o premiê, assim como com os ministros do gabinete responsáveis pela diplomacia e assuntos econômicos, antes de deixar Taiwan no domingo.
Algumas nações europeias têm buscado recentemente fortalecer suas relações com Taiwan. O chefe do senado tcheco visitou Taiwan no ano passado. Quatro nações, inclusive a Lituânia e Polônia, doaram vacinas contra o coronavírus para Taiwan este ano.
Além disso, a União Europeia divulgou pela primeira vez sua estratégia para a região do Indo-Pacífico em setembro, declarando que vai buscar aprofundar os laços econômicos com Taiwan.
A China reagiu de forma incisiva a esses movimentos europeus.
O embaixador da China na França demandou fortemente o cancelamento da visita da delegação francesa à Taiwan. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse à repórteres na quinta-feira passada que a França tem que respeitar o princípio de “Uma China”.
O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan dá boas-vindas à delegação, dizendo que eles estão visitando Taiwan apesar das ameaças feitas pela China. *NHK