Nobel de Química 2021

O Prêmio Nobel de Química 2021 foi concedido nesta quarta-feira ao alemão Benjamin List e ao escocês que mora nos Estados Unidos David MacMillan pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas, o que deixou a Química mais “verde” e melhorou a pesquisa farmacêutica.

Prêmio de aproximadamente R$ 6,2 milhões será dividido entre os cientistas Benjamin List e David MacMillan

Os dois cientistas, ambos de 53 anos, foram premiados pelo desenvolvimento em 2000 da catálise assimétrica (ou organocatálise), um novo tipo de catalisador revolucionário, que avançou a uma “velocidade prodigiosa” desde então, explicou o júri do Nobel em Estocolmo. Os catalisadores são mecanismos fundamentais para os químicos.

Mas durante muito tempo os cientistas pensavam que havia apenas dois tipos de catalisadores disponíveis: os metais e as enzimas. De maneira independente um do outro, List e MacMillan, desenvolveram um terceiro tipo, utilizando “pequenas moléculas orgânicas” como a prolina, e permanecem na vanguarda nesta área, destacou o júri.

Ao contrário dos metais e das enzimas, a prolina é o mecanismo “sonhado” pelos químicos: é uma molécula muito simples, barata e que respeita o meio ambiente.*Informações AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.