Embarcação norte-coreana carregada com míssil foi avistada ao largo da costa japonesa

No final de junho uma embarcação norte-coreana carregada com um míssil do tipo superfície-ar portátil foi observada em águas pesqueiras situadas no Mar do Japão.

Fontes disseram à NHK que a Guarda Costeira do Japão confirmou a presença da embarcação oficial norte-coreana na área de Yamatotai, ao largo da Península de Noto, na província de Ishikawa.

Segundo as fontes, o míssil é do mesmo tipo que o SA-16, que foi desenvolvido pela ex-União Soviética, possivelmente com nível de alcance de 4,5 quilômetros.

Afirmam ter sido a primeira vez que uma embarcação da Coreia do Norte carregada com um míssil foi confirmada na área de Yamatotai.

Em 2001, um navio de espionagem norte-coreano carregado com míssil foi afundado após troca de tiros com um barco de patrulha da Guarda Costeira japonesa ao largo da ilha Amami-Oshima, no Mar da China Oriental.

A região de Yamatotai está situada na zona econômica exclusiva do Japão e é uma das principais áreas pesqueiras do país. No entanto, a pesca ilegal por embarcações estrangeiras, incluindo algumas da Coreia do Norte e da China, tem se tornado um problema nos últimos anos.

A Guarda Costeira do Japão aumentou seu nível de alerta para garantir a segurança de embarcações japonesas de pesca que operam na região. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.