União Europeia apresenta sua primeira estratégia anti-semitismo

A Comissão Europeia revelou nesta terça-feira (5) uma estratégia anti-semitismo para combater o ódio em meio a um aumento preocupante de ataques, principalmente online.

“Há uma tendência crescente e preocupante de ataques e sentimentos anti-semitas em toda a União Europeia. O anti-semitismo continua não apenas a ser um fardo do passado, mas também uma ameaça presente e terrível na Europa de hoje”, disse a vice-presidente da Comissão Margaritis Schinas.

Schinas acrescentou que durante os bloqueios de coronavírus houve “uma explosão de conteúdo anti-semita online”, citando um estudo da UE que mostra um aumento de sete vezes nos ataques online na França e de 13 vezes na Alemanha.

Enquanto isso, a própria pesquisa da Comissão “mostra tendências ainda mais preocupantes com nove entre 10 judeus considerando que o anti-semitismo aumentou em seu país, e muito preocupante, 38 por cento de nossos compatriotas judeus consideraram emigrar porque não se sentem seguros”, disse ele.

Schinas citou ataques recentes, incluindo um contra uma sinagoga na cidade de Halle, no leste da Alemanha, em 2019, outro em 2015 em uma loja judaica em Paris e outro no ano anterior no museu judaico de Bruxelas.

Ele acrescentou que “nosso objetivo é estabelecer uma rede europeia de sinalizadores e verificadores de fatos confiáveis, incluindo organizações judaicas, para que possamos acelerar a remoção do discurso de ódio online ilegal e combater essas narrativas com refutações eficazes.”

A UE disponibilizou 24 milhões de euros (US $ 31 milhões) para esse fim no orçamento do próximo ano.

O recente aumento de ataques anti-semitas e discursos de ódio, nomeadamente online , persuadiu a UE de que deve ter uma estratégia separada para combater uma questão que durante décadas caiu sob uma estratégia anti-racismo mais ampla.

Moshe Kantor, presidente do Congresso Judaico Europeu, disse em um comunicado que estava satisfeito com a ação da UE sobre o assunto. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.