Ganhadores do Nobel de Física 2021

Nobel de Física 2021 vai para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio  Parisi - Alagoas 24 Horas: Líder em Notícias On-line de Alagoas

Três cientistas com pesquisas independentes foram os laureados. Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5), pelas contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.

Os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann foram escolhidos pelos estudos que permitiram quantificar a variabilidade do clima da Terra e confiavelmente prever o aquecimento global, segundo comunicado da Fundação Nobel.

Metade da premiação de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões na cotação do dia) será dividida entre o meteorologista japonês Syukuro Manabe, pesquisador e professor na Universidade de Princeton (EUA), e o oceanógrafo alemão Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck para a Meteorologia (Alemanha).

A outra metade do prêmio irá para o físico italiano Giorgio Parisi, por suas pesquisas em sistemas complexos que ajudam a entender fenômenos que parecem ser completamente aleatórios, em escala atômica ou planetária. *Agências internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.