Nobel da Medicina para David Julius e Ardem Patapoutian

O Prêmio Nobel da Medicina foi atribuído aos cientistas David Julius e Ardem Patapoutian “pelas suas descobertas de receptores para temperatura e tato” que podem ajudar no tratamento da dor crônica.

David Julius e Ardem Patapoutian revelaram como o “calor, o frio e o tato” chegam ao sistema nervoso e podem ajudar no tratamento da dor crônica.

O americano David Julius, de 65 anos, professor na Universidade da Califórnia, encontrou um gene capaz de tornar as células sensíveis à capsaicina, uma substância química da pimenta preta que causa sensações de ardor associadas a esta especiaria. O gene codifica um canal com receptores para a capsaicina, baptizado de TRPV1, que abre caminho para a revelação de receptores de detecção de temperatura adicionais que podem ser usados como alvo para terapêutica.

O americano de origem libanesa e armênia Ardem Patapoutian, de 54 anos e professor na Scripps Research na Califórnia, utilizou o mentol para identificar o TRPM8, um outro receptor que se demonstrou ser activado pelo frio.

A partir destas duas experiências, foram identificados novos receptores, os chamados canais iônicos, que são ativados por diferentes temperaturas.

Ardem Patapoutian também descobriu como é que os estímulos mecânicos são captados e convertidos em sensações de toque e pressão. O investigador encontrou dois genes, o Piezo 1 e o Piezo 2, que, quando eram inativados, tornavam as células insensíveis ao toque. Um conhecimento está a ser usado para desenvolver tratamentos para uma ampla gama de condições de doença, incluindo dor crônica.

A semana dos anúncios dos prêmios continua com o Nobel da Física esta terça-feira, da Química na quarta-feira, da Literatura na quinta-feira e da Paz na sexta-feira. O Nobel da Economia é anunciado na próxima segunda-feira. *Informações RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.