Kishida Fumio é eleito centésimo primeiro-ministro do Japão

Kishida Fumio é o novo líder do Japão. Ele é o centésimo primeiro-ministro na história política do país. Parlamentares de ambas as câmaras votaram no recém-eleito líder do Partido Liberal Democrático, principal sigla da coalizão governista.

Kishida conquistou 311 votos na Câmara Baixa, com diferença acima de 80 votos a mais que a maioria necessária. Na Câmara Alta, ele obteve 141 votos, 20 a mais que a maioria.

Político veterano, com 64 anos de idade, Kishida é o sucessor de Suga Yoshihide, que desistiu de concorrer pela reeleição como líder do PLD.

É a primeira vez em 30 anos que um primeiro-ministro foi escolhido da ala “Kochikai” do partido. O último premiê desta ala foi o falecido Miyazawa Kiichi.

Kishida é bem conhecido por sua trajetória de ter atuado como ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, cargo mais alto da diplomacia do país. Em seus mais de 4 anos como ministro, Kishida trabalhou para reforçar os laços do Japão com países vizinhos e aliados. Um de seus destaques foi ter organizado a primeira visita de um presidente americano em exercício à cidade de Hiroshima.

Kishida agora está trabalhando para formar seu Gabinete. No final da segunda-feira (4), o imperador do Japão vai endossar o novo premiê e os ministros escolhidos em cerimônia no Palácio Imperial. *NHK

Categorias:Internacional, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.