As autoridades dos Estados Unidos estavam tentando neste domingo conter um derramamento de óleo perto da costa da Califórnia, que cobre quase 34 quilômetros quadrados e causa danos ambientais.
O derramamento de cerca de 480.000 litros de petróleo bruto pós-produção foi estimado em 10 quilômetros de extensão e se estendeu principalmente ao longo das costas de Huntington Beach e Newport Beach.
O vazamento terá “consequências irreversíveis para o meio ambiente”, disse Katrina Foley, oficial do condado de Orange, depois que muitos peixes e pássaros mortos foram encontrados na costa.
Ainda não foi determinado o que causou o vazamento – estimado em cerca de 480.000 litros – de um oleoduto a cerca de 5 milhas da costa, disse Foley.
O vazamento começou por volta das 16h GMT de sábado e se espalhou por cerca de 34 quilômetros quadrados, a vários quilômetros da costa, disse a Guarda Costeira.
Nas horas antes do amanhecer deste domingo, óleo morto e animais já estavam aparecendo em Huntington Beach, a cidade mais atingida, com cerca de 200.000 habitantes e localizada a cerca de 40 milhas ao sul de Los Angeles, disse Foley. *Informação AFP/NTN24