Conselho de Segurança da ONU dividido para lidar com lançamento de míssil pela Coreia do Norte

Uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o lançamento de míssil pela Coreia do Norte fracassou ao não conseguir emitir uma declaração após oposição de China e Rússia.

A Coreia do Norte disparou um míssil na terça-feira a partir de sua região norte em direção ao leste. Um anúncio feito por Pyongyang no dia seguinte informou que se tratava do primeiro teste de lançamento de seu recém desenvolvido míssil hipersônico, o Hwasong-8.

O conselho da ONU realizou uma reunião de emergência a portas fechadas na sexta-feira por solicitação de Estados Unidos, Reino Unido e França.

O embaixador do Quênia na ONU, Martin Kimani, atual presidente do conselho, relatou aos repórteres que não haveria declaração. Ele explicou que emissários manifestaram suas posições durante a reunião.

Fontes na ONU informam que Estados Unidos e membros europeus pediram uma declaração expressando preocupação, afirmando que o lançamento empregou tecnologia de míssil balístico que viola resoluções do Conselho de Segurança. Contudo, China e Rússia teriam manifestado oposição a tal ação. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.