O regime de Nicolás Maduro aumentou em 100% o preço da gasolina subsidiada nesta sexta-feira, que passou de 0,005 para 0,01 bolívares, ou seja, de 5.000 para 10.000 bolívares da expressão monetária anterior
Este aumento surgiu no primeiro dia da entrada em vigor da conversão cambial, apesar de o regime de Nicolás Maduro ter insistido que retirar seis zeros da moeda não influenciaria o aumento dos preços, mas antes visa “simplificar as transações”.
Embora a informação tenha sido confirmada pela aplicação vePDV do sistema Biopago da plataforma Patria, os utilizadores das redes sociais já começaram a comunicar que os postos estavam a cobrar o novo preço.
“1º de outubro: sem anunciar nada aumentaram o preço da gasolina subsidiada em 100%” , disse um usuário do Twitter.
“1 Bs. O litro de gasolina subsidiado ontem estava em 5.000 bs, ou seja, 0,005 bsD. Hoje, aumento para 10.000 bs por litro, ou seja, 0010 bsD. A gasolina dobrou. Que gato tremendo de graça eles colocaram o Vzolano novamente. Vai ficar tudo assim, dobrado ”, disse outro usuário.
Nesse sentido, a gasolina subsidiada foi estimada na nota de menor valor do antigo cone monetário (10.000 bolívares). Enquanto o custo do combustível internacional permanecerá em 0,5 dólares por litro. *NTN24