Um míssil disparado pela Coreia do Norte na terça-feira (28) era um novo míssil hipersônico, de acordo com o noticiário estatal do país nesta quarta-feira.
Chamado de Hwasong-8, o relatório disse que teve um bom desempenho e aumentou as capacidades militares de Pyongyang.
“No primeiro teste de lançamento, cientistas de defesa nacional confirmaram o controle de navegação e estabilidade do míssil na seção ativa”, disse a mídia estatal KCNA.
A Agência Central de Notícias da Coréia disse que o lançamento foi de “grande importância estratégica”.
O teste examinou “a capacidade de manobra de guia e as características de voo planado da ogiva de planagem hipersônica destacada”.
O líder Kim Jong-un não estava presente no lançamento.
Os militares da Coreia do Sul disseram na terça-feira que os militares lançaram um “projétil não identificado” sobre o Mar do Sul do Japão.
Isso aconteceu depois que a Coréia do Sul e a Coréia do Norte expressaram disposição de reiniciar as negociações em um dos conflitos mais tensos do mundo.
A tecnologia de mísseis hipersônicos é um campo de defesa emergente, utilizando mísseis capazes de viajar mais de cinco vezes a velocidade do som – tornando-os muito mais difíceis de interceptar.
A Reuters relatou que as avaliações da inteligência militar sul-coreana sugeriram que o recente lançamento da Coreia do Norte atingiu uma velocidade máxima de mach 2,5 – metade da velocidade necessária para ser uma arma hipersônica genuína. *i24News