O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou a União Europeia no que concerne à política do bloco de aprofundar seus laços econômicos com Taiwan.
Segundo a chancelaria chinesa, Wang conversou na terça-feira por videoconferência com Josep Borrell, Alto Representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança.
Este mês, a União Europeia divulgou pela primeira vez sua estratégia para o Indo-Pacífico e declarou que vai buscar obter laços econômicos mais fortes com Taiwan.
Wang ressaltou que o princípio “Uma China” é a base política de seu país para o desenvolvimento de relações com o bloco europeu.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pela UE, Borrell disse a Wang que o bloco europeu e seus Estados-membros têm interesse em desenvolver cooperação com Taiwan — um importante parceiro comercial e de similar mentalidade na região — sem precisar do reconhecimento de nenhum Estado.
Wang criticou a recém-formada parceria de segurança entre os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, denominada AUKUS. Segundo ele, é evidente quem está provocando confronto e quem está promovendo o desenvolvimento pacífico da região. *NHK