A lava do vulcão La Palma chega ao Oceano Atlântico

A lava do vulcão La Palma nas Ilhas Canárias espanholas atingiu o Oceano Atlântico, nove dias depois de entrar em erupção e mandar milhares em fuga.

Teme-se que o encontro da lava com a água do mar crie uma nuvem tóxica que, segundo testemunhas citadas pela Reuters , já começou a se formar.

A Ilha de La Palma, com uma população de 85.000 habitantes, é o lar do vulcão La Cumbre Vieja, que entrou em erupção em 19 de setembro.

Enquanto cerca de 6.000 evacuavam, os residentes de algumas áreas foram orientados a ficar em casa para evitar a liberação de gases tóxicos.

Nenhum relatório veio de vítimas até agora. Três pessoas morreram, duas de vapores vulcânicos tóxicos, nas últimas duas erupções em 1949 e 1971.

Miguel Angel Morcuende, director técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias, disse que existe “a possibilidade de ocorrer um pequeno choque quando o magma entrar na água do mar e que este pequeno choque provoque vapores que podem ser tóxicos”.

“A inalação ou contato com gases e líquidos ácidos pode irritar a pele, os olhos e o trato respiratório e pode causar dificuldades respiratórias, especialmente em pessoas com doenças respiratórias pré-existentes”, alertou o Instituto Vulcânico das Ilhas Canárias.

A Espanha aprovou na terça-feira um pacote de ajuda de US $ 12,2 milhões para ajudar a lidar com a crise. *i24News

Categorias:Europa, Meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.