Professor israelense chefia a organização europeia de pesquisa nuclear CERN

O professor israelense Eliezer Rabinovici, da Universidade Hebraica de Jerusalém, foi eleito 24º presidente da Organização Européia para Pesquisa Nuclear. O CERN tem 23 estados membros e é o maior centro de física de partículas do mundo.

As áreas de especialização de Rabinovici variam da teoria das cordas à teoria quântica de campos. Suas eleições seguiram uma campanha promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada de Israel em Genebra.

O CERN é uma organização internacional com sede na Suíça que se concentra na pesquisa de partículas. Ele emprega os melhores físicos do mundo e opera o Large Hadron Collider, de US $ 10 bilhões, que cria colisões de alta energia de partículas subatômicas.

Israel aderiu em dezembro de 2013 como a única nação não europeia. Até então, o papel do Estado judeu era o de observador.

Rabinovici, professor do Instituto de Física Racah da Universidade Hebraica, atuou como vice-presidente do CERN de 2014 a 2016 e foi membro de seu conselho chefe por 16 anos.

O cientista israelense deve assumir o cargo em janeiro por um mandato de um ano. Os estatutos do CERN estabelecem que o mandato do presidente pode ser renovado duas vezes. Os ex-chefes de conselho do CERN serviram por três anos, tornando-se um provável cargo de três anos para Rabinovici.

“Ao longo dos meus 16 anos como membro do Conselho do CERN, sempre fui cativado pelo compromisso, colaboração e conhecimento de pessoas que trabalham juntas para a mesma missão”, disse Rabinovici à mídia local.

“Estou honrado que o conselho tenha me escolhido como seu próximo presidente e grato por ter a oportunidade de servir a comunidade científica do CERN, os Estados Membros e os Estados Membros Associados.”

O presidente Isaac Herzog parabenizou Rabinovici por sua eleição, dizendo: “Esta é uma conquista pessoal incrível para você, um avanço para a ciência israelense e uma grande honra para o Estado de Israel”. *Israel Hayom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.