Alemanha escolhe sucessor de Angela Merkel

Os alemães são chamados às urnas, este domingo, para escolher o sucessor da chanceler Angela Merkel. Os primeiros resultados das eleições legislativas são esperados no início da noite, mas o desfecho desta eleição parece incerto, com os sociais-democratas e os conservadores muito próximos nas sondagens.

As assembleias de voto abriram às 8:00 da manhã e os cerca de 60,4 milhões de eleitores podem eleger os deputados até às 18 horas locais. No entanto, muitos eleitores, incluindo Angela Merkel, escolheram o voto por correspondência para eleger os seus representantes.

A Alemanha tem um sistema distrital misto e cada eleitor dispõe de dois votos. O primeiro voto é direto e o eleitor escolhe um candidato do distrito e é eleito quem conseguir mais votos.

No segundo voto, a decisão recai num partido e o eleitor vota numa lista com candidatos definida por uma das forças políticas aptas a concorrer no seu estado federal. Este segundo voto determina o tamanho das bancadas no Parlamento alemão.

Se um partido tiver elegido, no primeiro voto, mais representantes do que teria direito pelo segundo voto, o número total de deputados do parlamento é aumentado até que a proporcionalidade seja alcançada. O número mínimo de deputados equivale ao dobro do número de distritos, ou seja 598. *RFI

Categorias:Europa, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.