Taiwan vê risco em possível participação da China em acordo transpacífico

Autoridades taiuanesas afirmam que Taiwan tem esperança de participar do acordo transpacífico CPTPP, hoje com 11 signatários, como estratégia de desenvolvimento econômico de longo prazo. Ressalvam, porém, que, se a China ingressar primeiro, a pretendida participação estará em risco.

O ministro taiuanês encarregado de negociações comerciais, Deng Chen-chung, conversou com jornalistas um dia depois de Taiwan ter solicitado formalmente admissão no Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP).

Na semana passada, a China disse ter solicitado participação, em iniciativa que tem o aparente objetivo de aumentar a sua influência na região da Ásia e do Pacífico. Pelo princípio de Uma só China, a expectativa é de que Pequim se oponha firmemente à candidatura de Taiwan.

O ministro taiuanês explicou que a solicitação de Taiwan não tem nada a ver com a que foi feita pela China. Afirmou que haverá risco para Taipé se Pequim ingressar primeiro no acordo, mas enfatizou que Taiwan está mais bem qualificada para participar. Disse ser exigência do pacto que cada membro cumpra suas regras de maneira aberta e voluntária.

Deng Chen-chung declarou que Taiwan tem uma economia de mercado, compartilha de valores básicos da democracia e do império da lei e respeita a propriedade privada. Sugeriu que todos devem estar cientes de como é a situação na China.

A participação no acordo depende da aprovação de todos os signatários. As candidaturas rivais da China e de Taiwan poderão impor dificuldades aos seus membros, incluindo o Japão. *NHK

Categorias:Economia, Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.