Coreia do Sul critica plano de descarga de água de Fukushima

Japão e Coreia do Sul discordaram entre si na reunião anual da agência nuclear das Nações Unidas. A questão foi o plano do Japão de descarregar água tratada da usina nuclear desativada da província de Fukushima.

O primeiro vice-ministro da ciência da Coreia do Sul, Yong Hong-taek expressou consternação com o plano japonês em discurso na reunião geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena na terça-feira.

Yong disse que o governo japonês está avançando unilateralmente com o plano de descarte da água da usina nuclear Fukushima 1, sem fazer consultas suficientes com os países relevantes. O vice-ministro instou o Japão a reconsiderar a sua decisão.

Yong também ressaltou a importância do papel da AIEA para aumentar a objetividade, transparência e segurança durante o processo de liberação da água no oceano. Ele reiterou a intenção da Coreia do Sul em participar da missão de monitoramento da AIEA.

O embaixador Hikihara Takeshi do Japão salientou a estreita cooperação de Tóquio com a AIEA. O diplomata rebateu as alegações de Yong dizendo que o Japão está empenhado nos diálogos bilaterais, regionais e internacionais e fornece informações baseadas em evidências científicas.

O governo japonês planeja diluir o trítio e outras substâncias radioativas da água tratada para níveis bem abaixo dos padrões nacionais japoneses. Ele planeja começar a liberar a água no oceano em cerca de dois anos. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.