Possibilidade de ingresso da China em bloco comercial preocupa membros da Parceria Transpacífica

Trade bloc wary of admitting China

Autoridades do alto escalão na região Ásia-Pacífico manifestaram preocupação com o ingresso da China no Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica.

O ministro do Comércio da Austrália, Dan Tehan, disse que os membros precisam garantir que a China será capaz de satisfazer os requisitos de grau elevado do acordo e cumprir as regras da Organização Mundial do Comércio.

O ministro das Finanças do Japão, Aso Taro, mencionou o tratamento preferencial de Pequim em empresas estatais. Ele disse que muitas questões teriam que ser resolvidas antes de haver permissão para o ingresso da China.

Onze países formam o bloco anteriormente conhecido como Parceria Transpacífica. O bloco abrange uma população combinada de cerca de 500 milhões de habitantes. O PIB do grupo representa 13% do total mundial.

A China solicitou na quinta-feira (16) o ingresso do país no bloco comercial. O porta-voz da Chancelaria da China Zhao Lijian disse na sexta-feira que a participação chinesa poderia impulsionar o processo de integração econômica na região Ásia-Pacífico. Ele disse que as autoridades acreditam que seria uma ajuda para a recuperação da economia global, em conjunto com o desenvolvimento do comércio e o aumento dos investimentos após a pandemia do coronavírus. *NHK

Categorias:Economia, Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.