Alberto Fernández mudou todo o seu gabinete em meio à crise política na Argentina

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou um novo gabinete nesta sexta-feira (17), decorrente da crise de governo que enfrentou duramente com sua vice-presidente, Cristina Kirchner, ao longo da semana, após uma derrota eleitoral nas primárias legislativas.

Juan Manzur, governador da província de Tucumán e proposto pela vice-presidente, assumirá como chefe de gabinete para substituir Santiago Cafiero, um dos dirigentes mais questionados por Kirchner, anunciou a presidência. Os novos ministros tomarão posse na segunda-feira.

Na mesma época, Cafiero foi nomeado novo chanceler, no lugar de Felipe Solá, que está no México.

Os novos ministros que entram no gabinete são Aníbal Fernández (Segurança), Julián Domínguez (Pecuária, Agricultura e Pesca). Juan Perzyck (Educação) e Daniel Filmus (Ciência e Tecnologia).

Juan Ross também foi nomeado o novo secretário de Comunicação e Imprensa, substituindo Juan Pablo Biondi, a quem a vice-presidente havia rejeitado abertamente e acusado de organizar “off-operações”.

O governo de Fernández e Kirchner passou por sua crise mais aguda esta semana, após as eleições primárias legislativas de domingo passado, nas quais a coalizão Frente de Todos (peronismo de centro-esquerda) obteve apenas 31% dos votos em nível nacional.

Esses resultados colocam em risco a maioria pró-governo no Senado para as eleições parlamentares parciais de 14 de novembro e afastam a possibilidade de obtê-la na Câmara dos Deputados, quando faltam ainda dois anos para o mandato de Fernández-Kirchner. *AFP

Categorias:Américas, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.