A Grécia hospeda cúpula de líderes do sul da UE sobre a “segurança e a estabilidade” na região e o Afeganistão

A Grécia está hospedando uma cúpula de líderes do sul da UE na sexta-feira que se concentrará nas mudanças climáticas e “desafios de segurança”, incluindo a migração e a crise afegã.

O porta-voz do governo grego, Yiannis Economou, disse que a reunião de um dia, com a presença da chefe da UE, Ursula von der Leyen, tratará de questões que ameaçam “segurança e estabilidade” na região.

A agenda inclui a migração e a situação no Afeganistão após a aquisição do Taleban, mas Economou disse que Atenas estava colocando ênfase particular na necessidade de uma ação conjunta para enfrentar a mudança climática.

Von der Leyen se juntará aos líderes em uma reunião separada sobre as mudanças climáticas e seus efeitos no Mediterrâneo, disse o gabinete do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis.

Mitsotakis disse que a proteção da biodiversidade e uma melhor cooperação no combate aos incêndios florestais serão prioridades na reunião, que antes era conhecida como Med7.

O Med7 é um agrupamento flexível estabelecido há quase uma década por Chipre, França, Portugal, Grécia, Itália, Malta e Espanha. Este ano, a Croácia e a Eslovênia também devem comparecer, criando o Med9.

A Grécia foi gravemente atingida por incêndios florestais neste verão, perdendo quase 250.000 acres de floresta e terras agrícolas no processo. 

Este ano, a UE está preocupada que o caos no Afeganistão possa desencadear um afluxo de refugiados semelhante à crise migratória de 2015.

A UE já comprometeu US $ 326 milhões para novos acampamentos de migrantes nas ilhas gregas que recebem a maioria das chegadas por mar da vizinha Turquia. *i24News

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.