O Taleban diz que permitirá mulheres nas universidades, mas classes mistas proibidas

As mulheres afegãs terão permissão para frequentar a universidade, desde que estudem separadamente dos homens, disse o novo ministro da educação superior do Taleban no domingo.

Os direitos das mulheres no Afeganistão foram drasticamente restringidos sob a regra do Taleban de 1996-2001, embora desde que retornaram ao poder no mês passado, os islâmicos linha-dura alegaram que implementariam uma regra menos extremada.

Mas falando aos repórteres sobre os planos do novo regime para a educação do país, o ministro Abdul Baqi Haqqani não se desculpou por acabar com as classes mistas.

“Não temos problemas em acabar com o sistema de ensino misto”, disse ele. “As pessoas são muçulmanas e vão aceitar isso.”

O Taleban anunciou no início deste mês que as mulheres ainda poderiam estudar na universidade se vestissem uma túnica abaya e niqab cobrindo a maior parte do rosto, com aulas segregadas por sexo – ou pelo menos divididas por uma cortina.

Haqqani disse que o sistema educacional do Afeganistão mudou muito desde a última vez que o Taleban assumiu o poder, quando as mulheres foram efetivamente excluídas de escolas e universidades. *AFP/France24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.