Adversário cubano Guillermo Fariñas foi libertado após prisão preventiva

O líder da oposição cubana Guillermo Fariñas, laureado Sakharov do Parlamento Europeu, foi libertado depois de ter sido detido por algumas horas para impedi-lo de participar de qualquer possível protesto, como o de 11 de julho, disse o próprio dissidente na sexta-feira (10).

“Disseram-me que tinham informações de que um grupo de cidadãos descontentes se dirigia para minha casa e que vieram me procurar porque não iam permitir qualquer tipo de provocação do tipo 11 de julho”, disse à AFP por telefone do cidade central de Santa Clara, onde reside.

Em 11 de julho, com gritos de “Temos fome” e “Liberdade”, milhares de pessoas fizeram protestos sem precedentes em cerca de 50 cidades cubanas, com um número de mortos, dezenas de feridos e centenas de detidos.

Fariñas, um jornalista e psicólogo independente de 59 anos que fez 23 greves de fome nos anos 2000, foi preso em sua casa na manhã de quarta-feira (8) e libertado no mesmo dia às 20h30, disse ele.

Explicou que talvez tudo tenha sido motivado pelo fato de que na quarta-feira, Dia da Caridade do Cobre, Patrono Nacional, ele se encontrou com outros membros do Fórum Antitotalitário Unido (Fantu), que ele preside, para participar do 11º missa de relógio na Igreja da Boa Viagem, de Santa Clara.

Quando foi detido, foi examinado por um médico da delegacia que relatou seu bom estado de saúde, e a seguir o exame foi repetido no hospital militar daquela cidade, disse à AFP.

“Eles me trataram com muito profissionalismo”, garantiu.

Fariñas também ingressou na União Patriótica de Cuba (Unpacu), a organização de oposição mais ativa chefiada por José Daniel Ferrer, atualmente na prisão.

Em Cuba, toda oposição é ilegal e o governo acusa os dissidentes de serem financiados pelos Estados Unidos. *Informação AFP

Categorias:Américas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.