Presidentes dos EUA e da China realizam discussão estratégica por telefone

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da China, Xi Jinping, discutiram a necessidade de evitar que a disputa entre seus países se transforme em conflito.

Em um comunicado divulgado na quinta-feira, a Casa Branca anunciou que Biden e Xi realizaram uma conversação por telefone.

Segundo a declaração, os dois líderes tiveram “uma ampla discussão estratégica”, incluindo “áreas em que os interesses dos dois convergem, e áreas em que há divergência de interesses, valores e perspectivas”.

O comunicado diz que o presidente Biden “salientou o interesse duradouro dos Estados Unidos na paz, estabilidade e prosperidade no Indo-Pacífico e no mundo”.

Biden vem considerando a China como “a concorrência mais séria” de seu país, e os Estados Unidos têm se mostrado bastante preocupados com a situação de direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur e atividades marítimas de Pequim no Mar da China Meridional e em outros locais.

O governo americano está intensificando a pressão sobre a China, em cooperação com o Japão e outros aliados dos Estados Unidos.

Aparentemente, as conversações de quinta-feira entre os dois líderes tinham como objetivo evitar uma escalada involuntária de rivalidade. *NHK

Categorias:Mundo, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.