Ambientalistas colocam Macron contra a parede em Congresso da Natureza

Os dias de promessas acabaram: diante da emergência climática, ONGs ambietais exigiram ações e financiamento do presidente francês Emmanuel Macron, durante a abertura do congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) nesta sexta-feira (3) em Marselha.

As entidades julgam o balanço do governo Macron bastante fraco em relação à proteção ambiental.

O Congresso Mundial da IUCN, que reúne órgãos governamentais, ONGs, cientistas, representantes de povos indígenas, é um evento de destaque para a proteção da natureza no planeta. A França, país anfitrião, poderia desempenhar um papel especial nisso.

O presidente “Emmanuel Macron queria se posicionar fortemente nas questões ambientais e em particular no clima”, criando “grandes expectativas”, recorda Jean-François Julliard, do Greenpeace França.

Quatro anos depois, “o mandato do presidente Macron não deixa pegadas ecológicas”, afirma Allain Bougrain-Dubourg, presidente da Liga para a Proteção das Aves (LPO).

 “Algumas medidas não foram desprezíveis”, como o abandono do projeto do aeroporto de Notre-Dame-des-Landes ou o da Europacity, “mas a biodiversidade continua a ser o primo pobre em questões ambientais”, disse Dubourg à AFP.

Associações ambientalistas afirmam que esta semana foram recebidas pelo presidente da República pela primeira vez em quatro anos.

“A batalha pela biodiversidade é tão crucial quanto a batalha pelas mudanças climáticas”, disse Nicolas Hulot, ex-ministro da Transição Ecológica no início do governo de Macron. “Devemos elevar nosso nível de ambição”, insistiu o presidente honorário de sua fundação FNH. Ele deu como exemplo a necessidade de reduzir o uso de agrotóxicos no momento em que o governo reintroduz os neonicotinóides, que matam as abelhas. *Informações RFI

Categorias:Europa, Meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.