Israel abre novo porto de embarque baseado em Haifa, operado por uma empresa chinesa

Israel inaugurou o Bay Port baseado em Haifa, um terminal operado pelo Shanghai International Port Group da China, após uma celebração na quarta-feira (1).

A nova instalação, no valor de aproximadamente US $ 1,7 bilhão, permitirá a passagem de navios de carga de grande porte. Os navios que transportam mais de 18.000 contêineres agora podem atracar ao longo da costa de Israel, de acordo com a Reuters .

A venda marca o progresso inicial de uma série de esforços do governo para reduzir os longos tempos de espera na indústria naval de Israel. O governo tem tentado vender seus portos estatais, entregando o desenvolvimento aos mercados internacionais e ao setor privado como forma de aumentar sua eficiência.

Cerca de 99% de todos os bens transferidos em Israel são transportados por mar , escreve a Reuters , destacando a necessidade de uma série eficaz e bem organizada de instalações de transporte. O acordo indica um grande potencial para Haifa se tornar um importante centro de trânsito regional, especialmente com o recente aquecimento das tensões com os vizinhos de Israel. 

O ministro dos Transportes de Israel, Merav Michaeli, expressou otimismo sobre o projeto, afirmando “Tenho certeza de que podemos aproveitar esta oportunidade não apenas para a prosperidade local, mas para perceber oportunidades e fazer uma contribuição real aos nossos vizinhos no Oriente Médio”, em uma citação de  Reuters .

No final do ano, a empresa suíça Terminal Investment Limited também deverá abrir um porto próprio, em Ashdod.

Os EUA expressaram anteriormente preocupações sobre a operação de um porto da China dentro de um de seus principais aliados do Oriente Médio. *i24News

Categorias:Economia, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.