Índia: a febre misteriosa que matou mais de 50 crianças

Crianças no norte da Índia estão morrendo há mais de uma semana, a maioria delas acordando com febre alta e encharcadas de suor.

Essas crianças queixavam-se de dores nas articulações, dor de cabeça, desidratação e náuseas, havendo casos em que foram registradas erupções cutâneas que se espalharam para as pernas e braços.

Embora também tenham sido registrados pouco mais de 50 casos de adultos com esta febre, a maioria dos que morreram devido às altas temperaturas são crianças, centenas deles internados em hospitais em seis distritos do estado de Uttar Pradesh.

É importante mencionar que nenhum dos mortos testou positivo para COVID-19, razão pela qual as mortes em Uttar Pradesh geraram manchetes sobre uma “febre misteriosa” que está se espalhando pelas áreas rurais do estado mais populoso do país.

Médicos dos bairros de Agra, Mathura, Mainpuri, Etah, Kasganj e Firozabad que foram afetados pela febre acreditam que uma das principais causas de morte é a dengue, que é uma infecção viral transmitida por mosquitos.

Eles garantiram que muitos pacientes foram levados ao hospital com baixo nível de plaquetas, que se caracteriza pelos casos mais graves de dengue.

“Pacientes em hospitais, especialmente crianças, estão morrendo muito rapidamente”, disse a Dra. Neeta Kulshrestha, a autoridade de saúde de mais alto escalão do distrito de Firozabad, onde 40 pessoas, incluindo 32 menores, morreram na semana passada.

“Os humanos fornecem criadouros e só eles podem evitá-los”, disse o Dr. Scott Halstead, um dos maiores especialistas mundiais em vírus transmitidos por mosquitos.

“O impacto combinado das epidemias de covid-19 e dengue pode ter consequências potencialmente devastadoras para as populações em risco”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, ainda não está claro se uma epidemia de dengue é a única responsável pelas mortes relacionadas à febre em Uttar Pradesh. *NTN24

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.