Como o trabalho por conta própria é regulamentado atualmente em Cuba?

O ex-Ministro de Finanças e Preços, José Luis Rodríguez, afirmou que, além da batalha contra a pandemia de Covid-19, é essencial adotar mecanismos para estabilizar a economia de Cuba.

Em entrevista exclusiva ao Prensa Latina, o assessor do Centro Mundial de Pesquisa Econômica disse que este passo era necessário para deter o aumento da inflação como resultado do processo de regulamentação monetária e cambial implementado desde janeiro.

“As ideias e receitas atuais devem operar com a mesma flexibilidade que o líder Fidel Castro autorizou medidas financeiras nos anos 90. A estratégia projetada a partir de 2011, a conceitualização em 2016 e a Constituição em 2019 enfrentaram enorme lentidão em sua execução”, disse ele.

Para Rodríguez, o timing em economia é fundamental: o que é bom hoje não foi bom ontem e não será bom amanhã. Por exemplo, a aprovação de normas legais destinadas a melhorar os agentes econômicos: micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) é uma decisão tomada em 2016.

Também não é nova a adoção de cooperativas não agrícolas, que começaram a abrir em 2013 com 498 associações deste tipo, embora desde naquela data a modalidade estivesse em processo de teste de viabilidade, recentemente concluído.

“Em situações de crise, é necessária maior velocidade. Entre 1990 e 1995, Cuba pressionou para uma mudança a uma velocidade extraordinária. O estabelecimento do bimonetarismo foi uma discussão de dois ou três meses e seu resultado, as lojas de coleta de divisas, tornou-se um assunto controverso na época”, disse ele.

A este respeito, ele aludiu às palavras de Fidel em 17 de novembro de 2005 da Aula Magna da Universidade de Havana: ‘Este país pode destruir-se a si mesmo; esta Revolução pode destruir-se a si mesma, aqueles que não podem destruí-la hoje são eles; nós podemos, nós podemos destruí-la, e a culpa seria nossa’. *Opera Mundi

Categorias:Américas, Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.