Costa do Golfo dos EUA se prepara para o furacão Ida após Cuba ser atingida

O furacão Ida se intensificou nas águas quentes do Golfo do México e atingiu a costa do Golfo dos Estados Unidos no sábado, levando dezenas de milhares de trabalhadores da Louisiana e de energia offshore a fugir para um lugar seguro.

Meteorologistas disseram que isso poderia causar um landfall nos EUA como uma tempestade “extremamente perigosa” de categoria 4 na escala de cinco etapas Saffir-Simpson, gerando ventos de 140 milhas por hora (225 km / h), chuvas fortes e uma onda de maré que poderia mergulhar muito de a costa da Louisiana sob vários pés de água.

O ritmo de Ida acelerou durante a noite e levou ventos de 85 mph (140 km / h) enquanto se dirigia para noroeste, disse o Centro Nacional de Furacões na manhã de sábado. A tempestade continuará a se intensificar rapidamente nas águas do Golfo, que estão vários graus acima do normal, antes de chegar à costa no final do domingo.

A inundação da onda de tempestade de Ida – maré alta impulsionada pelos ventos do furacão – pode atingir entre 10 e 15 pés (3 e 4,5 metros) ao redor da foz do rio Mississippi, com níveis mais baixos estendendo-se para o leste ao longo da costa adjacente do Mississippi e Alabama, o NHC disse.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, cujo estado está sofrendo com uma crise de saúde pública decorrente da quarta onda da pandemia COVID-19, pediu aos residentes que se preparem para o furacão imediatamente.

As empresas de energia dos EUA reduziram a produção de petróleo offshore em quase 60% e os refinadores de gasolina estavam cortando as operações em suas fábricas da Louisiana no caminho da tempestade. Alguns preços de combustível subiram em antecipação a perdas de produção.

CARIBE

uma pessoa segurando um guarda-chuva: o furacão Ida se aproxima de Cuba© Reuters / ALEXANDRE MENEGHINI Furacão Ida se aproxima de Cuba

Na sexta-feira, Ida se chocou contra a pequena Ilha da Juventude de Cuba, no extremo sudoeste da nação insular caribenha, derrubando árvores e arrancando telhados de residências.

A Jamaica foi inundada por fortes chuvas e houve deslizamentos de terra após a passagem da tempestade. Muitas estradas estavam intransitáveis, obrigando alguns moradores a abandonar suas casas.

Ida, a nona tempestade com nome e quarto furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2021, pode muito bem exceder a força do furacão Laura, a última tempestade de categoria 4 a atingir a Louisiana, quando chegar ao continente, disseram os meteorologistas.

A região foi devastada em agosto de 2005 pelo furacão Katrina, que matou mais de 1.800 pessoas. *Informações Reuters

Categorias:Américas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.