Casal americano em busca de ajuda para restaurar o rolo da Torá que sobreviveu ao Holocausto

Um rolo da Torá de 190 anos que encontrou seu lar em Israel em 2017 está precisando de restauração. Foi trazido para o estado judeu por Asher e Sandy Berlinger, que fizeram aliá para Israel com a ajuda de Nefesh B’Nefesh. O casal, ambos na casa dos 80 anos, mudou-se para Jerusalém de Paramus, New Jersey. 

O rolo da Torá foi escrito em 1833 e foi transmitido de geração em geração na família de Asher, que é descendente de uma família rabínica alemã. 

Berlinger herdou o item de seu avô, Naphtali Berlinger, que era rabino da comunidade judaica de Bodenhausen durante o período nazista. 

Quando Asher tinha três anos, sua família fugiu para os Estados Unidos. Seu pai, Menachem Berlinger, foi preso na Kristallnacht e enviado para a prisão, mas, felizmente, foi libertado porque ele e o resto da família tinham vistos. A família se estabeleceu em Nova York, e a escola da Torá foi usada em uma sinagoga no Brooklyn. 

O avô, Naphtali, decidiu ficar para trás para apoiar seus fiéis. Em uma carta que enviou a seus entes queridos, ele escreveu: “Não se preocupe comigo. Deus está comigo.” Ele morreu no gueto de Theresienstadt. 

O rolo da Torá está atualmente localizado na casa dos berlinenses em Jerusalém. Quase 200 anos de desafios e dificuldades não o deixaram ileso: parte dele foi rasgado e parte da escrita desbotada, tornando-o inelegível para uso no culto religioso. 

“Se a escola da Torá puder ser restaurada, eu o farei, para que ela seja usada em uma sinagoga novamente”, disse Berlinger a  Israel Hayom . “Eu o abro de vez em quando com minha família e também celebramos com ele no Simchat Torá. Fico feliz em usar o pergaminho para festividades, depois de tudo que aconteceu ao longo dos anos.

O fundador e CEO da Nefesh B’Nefesh Rabino Yehoshua Fass disse: “Todos os anos nos deparamos com novos testemunhos de sobreviventes do Holocausto e ficamos maravilhados ao descobrir mais histórias de heroísmo, neste caso através de um objeto valioso que ilustra a vitória do povo judeu e próspero futuro.” *Israel Hayom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.