Mais de 18.000 pessoas evacuadas desde domingo do aeroporto de Cabul

Mais de 18 mil pessoas foram evacuadas do aeroporto de Cabul desde que o Talibã assumiu a capital do Afeganistão , disse um funcionário da Otan à Reuters na sexta-feira.

No entanto, as multidões continuaram a se aglomerar do lado de fora do aeroporto, desesperadas para fugir, disse o funcionário, que não quis ser identificado. O Taleban assumiu Cabul no domingo.

Pôster de vídeo

Os Estados Unidos já transportaram mais de 7.000 pessoas desde o início das evacuações em 14 de agosto, com planos de evacuar mais de 30.000 civis americanos e afegãos para bases americanas no Kuwait e no Catar.

Desde julho, os EUA evacuaram quase 12.000 pessoas.

O Taleban tomou o poder no Afeganistão duas semanas antes de os EUA concluírem a retirada de suas tropas após duas décadas de guerra. 

A velocidade dos ganhos do Taleban e o colapso do governo afegão pegou o governo do presidente dos EUA Joe Biden de surpresa, causando uma corrida frenética para deixar o país da Ásia Central e criando uma cena caótica no Aeroporto Internacional Hamid Karzai e nos postos de controle tripulados pelo Taleban tentando chegar ao principal aeroporto internacional de Cabul.

Enquanto defendia sua decisão de retirar todas as tropas americanas do Afeganistão durante um discurso proferido na Casa Branca na segunda-feira, Biden reconheceu que a tomada do Taleban se desenrolou “mais rapidamente do que esperávamos”, enquanto dizia que “nunca é um bom momento para retirar as forças americanas”. *i24News

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.