Segundo fontes ligadas ao governo metropolitano de Tóquio, 63% de pacientes de coronavírus da capital que estão se recuperando em casa tiveram seus pedidos de internação negados apesar da piora em suas condições de saúde.
Segundo as mesmas fontes, houve 2.259 chamadas de ambulância por pacientes que estão se recuperando em casa durante a semana entre 9 e 15 de agosto, um aumento de 591 pedidos em relação à semana anterior.
Destes, 1.414, ou 63% do total, não foram levados a instituições médicas.
Segundo as fontes, isto aconteceu porque os paramédicos não conseguiram encontrar hospitais que aceitassem os pacientes, e em muitos casos funcionários dos centros de saúde pública decidiram que eles deveriam continuar se recuperando em casa.
As fontes acrescentaram que entre os 845 casos de internação, 159 levaram entre três e cinco horas para chegarem aos hospitais, e 121 ficaram esperando por mais de cinco horas até serem aceitos.
Funcionários do Corpo de Bombeiros de Tóquio dizem que estão tendo dificuldade para lidar com o crescente número de pedidos de ambulâncias, e que farão o possível para cooperar com os órgãos relacionados. *NHK