Talibã afirma ter dominado mais de metade das capitais regionais no Afeganistão

Os insurgentes do Talibã no Afeganistão afirmam ter assumido o controle de mais de metade das capitais provinciais do país.

Na sexta-feira, o grupo disse ter conquistado seis capitais regionais, em meio ao intenso combate com as forças do governo. Elas incluem a segunda maior cidade do país, Kandahar, e a capital da província de Logar, nas proximidades de Cabul, capital do Afeganistão.

O Talibã diz que, agora, domina 18 das 34 capitais provinciais do país. O grupo deve intensificar suas ofensivas na cidade estratégica de Mazar-i-Sharif, localizada no norte, assim como Cabul.

Um homem morando em Cabul afirmou que se o Talibã retornar à cidade, embaixadas estrangeiras vão fechar e os afegãos vão perder tudo que conquistaram nos últimos 20 anos.

Estão crescendo temores da comunidade internacional à medida que o Talibã amplia seu controle. Mais pessoas devem abandonar suas casas e se tornar refugiados, agravando a crise humanitária.

Enquanto isso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos insurgentes do Talibã que parem imediatamente suas ofensivas no Afeganistão. Ele disse a repórteres na sede da ONU em Nova York, na sexta-feira, que a obtenção de poder por meio da força militar só pode levar a prolongada guerra civil ou ao total isolamento do Afeganistão. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.