Vulcão Etna na Itália continua crescendo e agora está mais alto do que nunca

A cratera sudeste do monte Etna cresceu em altura após seis meses de atividade, disse a agência italiana que monitora vulcões. Isso faz com que o Etna, que já é o vulcão ativo mais alto da Europa seja ainda mais imbatível.

A cratera mais jovem e ativa do famoso vulcão Etna atingiu um novo recorde de 3.357 metros acima do nível do mar, divulgou nesta terça-feira (10) o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV, na sigla em italiano) que tem sede na cidade siciliana de Catânia.

Cerca de 50 episódios de cinzas e lava saindo da boca da cratera desde meados de fevereiro levaram a uma “transformação conspícua do contorno do vulcão”, com suas dimensões calculadas por meio de imagens de satélite.

Vulcão Etna entra em erupção criando chafariz de lava em sua cratera sudeste

© FOTO / CLARA STATELLO Vulcão Etna entra em erupção criando “chafariz” de lava em sua cratera sudeste

A cratera nordeste do Etna atingiu uma altura recorde de 3.350 metros em 1981, mas um colapso em suas bordas reduziu para 3.326 metros, registrado em 2018. Ela tem liberado fumaça e cinzas desde fevereiro, enquanto representa pouco perigo para as aldeias vizinhas.

O governo da Sicília estimou em julho que 300 mil toneladas métricas de cinzas haviam sido limpas. As cinzas incomodam as áreas circundantes, sujando as ruas, reduzindo a velocidade do tráfego e prejudicando plantações.

Em Catânia, a duas horas de carro do vulcão, a moradora aposentada Tania Cannizzaro disse à AFP que o Monte Etna era bonito e ao mesmo tempo um aborrecimento, com cinzas às vezes caindo “como chuva”. *Sputnik

Categorias:Europa, Meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.