Cientistas criam aracnídeos mutantes para descobrir como se formam suas patas únicas

Os cientistas, usando a tecnologia de edição do DNA, modificaram o genoma de uma espécie de opilião, um aracnídeo conhecido por suas patas muito longas, para criar um inseto com patas curtas.

Os cientistas modificaram o DNA de vários aracnídeos da espécie Phalangium opilio, de acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.

O objetivo do trabalho foi o estudo do genoma deste tipo de aracnídeos, pouco conhecido. Os pesquisadores sequenciaram o DNA dos espécimes e verificaram os genes que levam ao desenvolvimento de suas patas longas, “característica importante deste grupo”.

As modificações genéticas foram possíveis graças à tecnologia de edição do DNA. Os cientistas provaram a função de três genes específicos. Após eliminá-los, as mutações diminuíram o comprimento de seis das oito patas dos insetos.

“O genoma dos opiliões tem um grande potencial para esclarecer a complexa história da evolução do genoma e do plano corporal dos aracnídeos, bem como para revelar como os opiliões obtêm suas patas longas únicas”, disse o autor principal do estudo, Guilherme Gainett.

​Genoma do Pholcidae mostra a evolução das patas de aracnídeos

Os cientistas queriam descobrir como os genes dão origem a novas características dos aracnídeos, como dentes de aranha e pinças de escorpião, e também usar o genoma para desenvolver os primeiros coletores transgênicos, explicou o cientista.

Os pesquisadores esperam que o estudo facilite o desenvolvimento de ferramentas mais sofisticadas para a ciência genética. *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.