Tribunal chinês mantém decisão de pena de morte contra cidadão do Canadá

Sentença original de 15 anos proferida em 2018 alterada para pena de morte após rixa diplomática sobre o CFO da Huawei.

Nesta terça-feira (10), um tribunal chinês manteve a sentença de morte proferida contra um cidadão canadense por tráfico de drogas, em uma decisão que pode aprofundar a já fraturada relação diplomática entre Ottawa e Pequim.

Robert Lloyd Schellenberg foi originalmente condenado a 15 anos de prisão no final de 2018, mas isso foi mudado para pena de morte depois que ele apelou contra sua sentença em 2019 e poucos meses depois que uma rixa diplomática explodiu entre Ottawa e Pequim devido à detenção do executivo da Huawei Meng Wanzhou, relatou a AFP .

A decisão coincidiu com a prisão de Meng pelo Canadá, após um pedido dos Estados Unidos, que queria questioná-la sobre enganar o HSBC PLC sobre os negócios da Huawei no Irã , potencialmente fazendo com que o banco violasse as sanções americanas.

O embaixador do Canadá na China disse a repórteres que havia falado com Schellenberg, que estava “notavelmente composto”, de acordo com o jornal canadense The Globe and Mail , informou o outlet alemão Deustche Welle (DW) .

Dominic Barton disse que o julgamento é “parte de um processo geopolítico” e “não é coincidência que isso esteja acontecendo agora, enquanto os eventos estão em andamento em Vancouver”, referindo-se ao julgamento de extradição de Wanzhou no Canadá .

O veredicto precisará ser ratificado no Supremo Tribunal chinês, com as chances de o veredicto ser comutado consideradas relativamente baixas. *i24News

Categorias:Internacional

1 resposta

  1. Sou a favor de uma bomba de hidrogênio nas principais cidades chinesas. Se eles querem sangue, terão. Canalhas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.