Manifestantes bloqueiam estradas em toda a Guatemala, pedindo ao presidente que renuncie

Membros de um dos maiores agricultores e grupos indígenas da Guatemala bloquearam estradas em todo o país na segunda-feira, pedindo ao presidente Alejandro Giammattei e seu procurador-geral que renunciem devido à demissão de um importante promotor anti-suborno.

Foi a terceira vez nos últimos 15 dias que pessoas saíram às ruas para protestar contra a expulsão de Juan Francisco Sandoval, o chefe da Promotoria Especial contra a Impunidade (FECI), que investigava possíveis atos de corrupção de Giammattei.

A procuradora-geral Maria Porras disse que Sandoval prejudicou seu trabalho e nomeou o promotor de crimes eleitorais para assumir o cargo de Sandoval. 

Na Cidade da Guatemala, a polícia patrulhou prédios do governo, enquanto nos arredores da capital, membros do grupo de direitos dos agricultores CODECA colocaram tábuas de madeira com pregos nas rodovias para impedir a circulação de carros. Imagens na mídia guatemalteca e nas redes sociais mostraram bloqueios de estradas em outras partes do país.

“Pedimos a renúncia e investigação do presidente Alejandro Giammattei e da procuradora-geral (Maria) Consuelo Porras”, disse aos jornalistas Telma Cabrera, ex-candidata indígena do Movimento pela Libertação dos Povos e líder da CODECA.

Muitos estudantes universitários se juntaram aos protestos organizados pela CODECA, que disse que planeja manter bloqueios de estradas ao longo do dia.

Alguns líderes do CODECA disseram que também planejam protestar em frente ao gabinete governamental de Giammattei.

Os protestos mais recentes destacam as crescentes frustrações na Guatemala em relação à corrupção e ao desmantelamento da independência judicial. Em 2015, ondas de tais manifestações anticorrupção causaram a queda do então presidente Otto Perez Molina. *Reuters

Categorias:Américas, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.