Relatório sobre energia nuclear no Japão alerta contra atitude complacente

Nuclear white paper warns against complacency

O relatório anual da energia nuclear no Japão alertou sobre uma possibilidade de acomodação na postura das operadoras de usinas nucleares, uma vez tendo conseguido cumprir os requisitos de avaliação do governo.

A Comissão de Energia Atômica do Japão organizou o documento.

O artigo deste ano sobre energia nuclear aponta para crescentes desafios enfrentados pelas operadoras de instalações nucleares do país.

O relatório informa que obras de descontaminação após o acidente nuclear de 2011 em Fukushima Um estão progredindo para áreas nos arredores. Contudo, também é informado que o trabalho de desativação da usina deve demorar mais de 20 anos.

O documento também menciona cerca de 36.000 pessoas forçadas a residir longe de suas cidades de origem principalmente por causa do acidente, e a disseminação de rumores sem fundamento sobre Fukushima.

O relatório cita a introdução em abril do ano passado de inspeções surpresa em estações de energia nuclear pelo órgão regulador do setor no Japão. Também mencionou uma série recente de falhas de segurança em medidas antiterrorismo que vieram à tona na usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, operada pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio na província de Niigata.

Em relação aos novos requisitos do governo adotados depois do acidente de 2011 em Fukushima, o documento manifestou receio com uma possível atitude acomodada por parte das operadoras de usinas nucleares após terem conseguido cumprir as regulamentações, e assim possibilitando a criação de um novo “mito de segurança nuclear”.

Foi enfatizado no relatório que aqueles envolvidos na indústria nuclear precisam continuar trabalhando para aprimorar a segurança e para fomentar uma cultura que dê ênfase à segurança. *NHK

Categorias:Meio ambiente, Mundo, Tecnologia

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.