Seis soldados de alta patente morreram nos últimos dias em Cuba

Pelo menos seis oficiais da direção militar do regime cubano morreram nos últimos 10 dias sem que as autoridades informassem as causas das mortes. 

Gilberto Antonio Cardero Sánchez, Armando Choy Rodríguez, Rubén Martínez Puente, Manuel Eduardo Lastres Pacheco, Agustín Peña Porres e Marcelo Verdecia Perdomo são os oficiais de alta patente que morreram em menos de duas semanas. 

De acordo com o portal Infobae, os restos mortais dos militares foram cremados imediatamente após sua morte. 

– Os falecidos –

Gilberto Antonio Cardero Sánchez: lutou na luta clandestina cubana em maio de 1957 e depois ingressou no Exército sob o regime de Fidel Castro.

Armando Choy Rodríguez: faleceu na noite de segunda-feira aos 87 anos. Ele foi um dos fundadores do Movimento 26 de Julho que liderou a Revolução Cubana. Nomeado general por Fidel Castro em 1962, foi o encarregado de dirigir o grupo de saneamento e desenvolvimento da Baía de Havana e foi delegado do Ministro do Trabalho no porto da cidade.

Manuel Eduardo Lastres Pacheco: Brigada-geral da reserva, lutou como soldado na guerrilha da Serra Maestra sob o comando do Comandante Ernesto ‘Che’ Guevara.

Rubén Martínez Puente: iniciou a carreira militar na Sierra Maestra, sob o comando da coluna chefiada por Raúl Castro na Segunda Frente Oriental Frank País. Ele conseguiu ser o chefe máximo da Defesa Antiaérea e da Força Aérea Revolucionária. 

Agustín Peña Porres: foi chefe do Exército Oriental de Cuba. Em 2000, ele foi promovido ao posto de Major General. 

Marcelo Verdecia Perdomo: foi guarda-costas de Fidel Castro na Sierra Maestra, foi presidente fundador em Cienfuegos da Associação dos Combatentes da Revolução Cubana. 

As mortes misteriosas ocorrem após os protestos massivos que começaram em 11 de julho na ilha, e em meio a um ressurgimento do coronavírus e uma profunda crise econômica, de saúde e política agravada pela pandemia do coronavírus. *NTN24/Infobae

Categorias:Américas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.