Pesquisadores japoneses descobrem alga capaz de produzir e armazenar substância presente na gasolina

Pesquisadores japoneses anunciaram a descoberta de um fitoplâncton no mar do Ártico que é capaz de produzir e armazenar o mesmo tipo de substância presente na gasolina e no óleo diesel.

Pesquisadores da Agência de Ciência e Tecnologia Marítimo-Terrestre do Japão cultivaram e estudaram amostras de fitoplâncton que haviam sido coletadas pelo navio japonês de pesquisa Mirai, que visitou o Ártico em 2013.

De acordo com os pesquisadores, foi encontrado um tipo de alga que é capaz de armazenar apenas uma pequena quantidade do componente. No entanto, seria possível fazer modificações que possibilitem um aumento na sua produção, o que cria a esperança de que o fitoplâncton possa ser utilizado para o desenvolvimento de biocombustível.

Algas que produzem substâncias de certos óleos já haviam sido encontradas no passado, mas os pesquisadores afirmam que este é o primeiro registro de fitoplâncton capaz de armazenar a mesma substância presente na gasolina e no óleo diesel.

A pesquisadora-sênior Harada Naomi disse que a equipe está surpresa com o resultado. Ela disse que algumas reservas de petróleo foram formadas em um relativo curto espaço de tempo, o que aponta para o possível envolvimento deste tipo de organismo. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.