A chegada de um tufão ameaça o calendário de várias competições olímpicas

Tóquio se prepara para a chegada de um tufão que atrapalha a organização de algumas provas dos Jogos Olímpicos, especialmente as de remo, que teve que reprogramar “como medida de precaução” suas provas na segunda-feira.

Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, o tufão Nepartak, cujas rajadas podem chegar a 90 quilômetros por hora, esteve neste sábado a cerca de 1.800 quilômetros ao sul de Tóquio, mas segue em direção à cidade-sede dos Jogos, onde chegará antes de terça-feira.

Os organizadores das provas de remo, marcadas até 30 de julho, alteraram a programação e acrescentaram as provas marcadas para segunda-feira à programação do fim de semana, prevendo “ventos fortes e rajadas”, sem falar ainda em tufão.

A International Sailing Federation (World Sailing), que por enquanto mantém todas as regatas para domingo, avisou que “as provas de 26 a 28 de julho podem ser afetadas” por aquele tufão, classificado na sexta-feira como nível 8.

“Ao contrário de um terremoto, podemos adivinhar a trajetória de um tufão, o que nos permite nos prepararmos com antecedência”, disse Masa Takaya, porta-voz do Tokyo-2020, acrescentando que os Jogos Olímpicos “terão uma ação responsável”.

A temporada de tufões no Japão vai aproximadamente de maio a outubro, com pico em agosto e setembro.

No passado, essas violentas tempestades ameaçaram eventos esportivos no país, como aconteceu em 2019, quando o tufão Hagibis ocorreu enquanto o Japão realizava a Copa do Mundo de Rugby, deixando mais de 100 mortos e forçando os organizadores da Copa a cancelar três partidas da fase de grupos . *Informações NTN24/AFP

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.