Haiti pode realizar eleições em 2021

Em meio a uma crise política e social, o governo interino do Haiti, liderado pelo recentemente empossado em Ariel Henry, pode realizar eleições este ano, informou Bocchit Edmond, representante da nação caribenha na Organização dos Estados Americanos (OEA).

O diplomata em exercício revelou que um dos objectivos da nova administração instalada é proceder a consultas e realizar eleições “o mais brevemente possível este ano.

“Eleições inclusivas, livres, democráticas e transparentes que permitem ao país ser dotado de poderes eleitos para o Executivo, Parlamento e“ todos os cargos previstos na Constituição ”, disse Edmond.

A posição de Henrique, exposta em sua posse, é de “diálogo sincero” com a oposição política e outros setores da sociedade civil haitiana, com o objetivo de devolver a tranquilidade ao país, atingido pelo assassinato de Jovenel Moise.

Sobre o assunto, o Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, saudou a iniciativa e apoiou a criação de “um país mais inclusivo, próspero e democrático” com uma “participação ativa da sociedade civil”. *NTN24

Categorias:Américas, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.