A Noruega comemora o 10º aniversário do massacre do campo de jovens por neonazistas

Vista aérea da ilha de Utoya, Noruega, onde o extremista de extrema direita Anders Behring Breivik matou 69 pessoas, foto tirada em 31 de maio de 2017.

Tore Meek / Ntb Scanpix / AFP Vista aérea da ilha de Utoya, Noruega, onde o extremista de extrema direita Anders Behring Breivik matou 69 pessoas, foto tirada em 31 de maio de 2017.

A Noruega nesta quinta-feira marca o 10º aniversário do pior massacre de sua história moderna, com os sinos de uma igreja tocando pelas 77 pessoas assassinadas pelo neonazista Anders Behring Breivik.

A nação escandinava foi poupada da violência extremista até 22 de julho de 2011, quando Breivik detonou uma bomba em Oslo que matou oito pessoas antes de partir para um tiroteio em um acampamento de verão para jovens de esquerda na ilha de Utoya.  

“Eu tinha 16 anos e não conseguia decidir a quais funerais ir porque eram tantos”, disse Astrid Eide Hoem, uma sobrevivente que desde então se tornou chefe da Liga Juvenil do Partido Trabalhista (AUF), que organizou o acampamento .

Os sinos das igrejas em todo o país tocarão ao meio-dia e cerimônias memoriais estão programadas para marcar a data.

Pouco depois dos ataques, o então primeiro-ministro do Partido Trabalhista e atual chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, prometeu responder com “mais democracia” e “mais humanidade”.

Mas, dez anos depois, muitos dos sobreviventes de Utoya sentem que a Noruega ainda não enfrentou verdadeiramente a ideologia que impulsionou Breivik . 

“As ideias de extrema direita que inspiraram o ataque ainda são uma força motriz para extremistas de direita em casa e no exterior”, alertou o serviço de inteligência norueguês (PST) nesta semana.

As ações de Breivik inspiraram vários ataques violentos na última década, disse o PST, incluindo aqueles que visavam mesquitas em Christchurch e Oslo, na Nova Zelândia .

Para muitos dos sobreviventes, o trauma psicológico continua sendo uma ferida aberta, com muitos ainda sofrendo de PTSD.  *Informações i24News

Categorias:Internacional

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.